Menu ×

Comissão aprova prioridade ao trigo brasileiro em compras do governo


A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê prioridade ao trigo nacional nas compras governamentais. O texto altera a lei que regulamenta a industrialização e comercialização do cereal no país.

O autor da proposta, deputado Luiz Nishimori (PR-PR), acredita que a medida seria importante para estimular o setor. Na avaliação dele, uma das causas da dependência brasileira de trigo importado é a exposição “à concorrência desleal de produtores de outros países que, na maioria das vezes, recebem volumosos subsídios para a produção e exportação”.

No entanto, diante da atual situação da economia do país, fica mais difícil a concessão de subsídios aos produtores. Daí a necessidade de priorizar o trigo nacional nas aquisições do governo. “A maior parte dessas aquisições deverá ocorrer para a formação de estoques públicos de trigo, política que tem representado instrumento importante para a segurança alimentar no país”, diz o parlamentar, na justificativa.

De acordo com a Agência Câmara, o projeto será analisado de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, não precisará ser vota em Plenário.

Veja também
Comunicamos que em razão das festividades de Natal e Ano Novo, estaremos em recesso do ...
No dia 30 de outubro de 2017, no Centro de Eventos Bortolon, em Vacaria/RS acontece o ...
No dia 10/08, a Plantec realizou a 3ª edição do Workshop Plantec - Mercado e ...